quinta-feira, 8 de Novembro de 2012

Pudim de Caiotas

Olá a todos!

O colégio do meu filhote tem uma horta biológica, onde as crianças mexem na terra e plantam alguns frutos e  legumes. Também criam animais da quinta e ajudam na sua alimentação e limpeza. 


À quinta-feira, recolhem os produtos que estejam prontos a consumir (frutas, legumes variados e ovos) que vendem na "Quinta há quinta". O dinheiro reverte para a manutenção da horta, o que a torna autossustentável.


Hoje comprei 1 kg de chuchus e aprendi que, aqui nos Açores, se chamam CAIOTAS!... 

Até traziam uma receita tradicional dos Açores, o "Pudim de Caiotas". Eu só utilizo o chuchu a caiota na sopa mas já vi fotos deste pudim e tem um aspeto delicioso!... Aqui fica a receita para quem quiser experimentar:

Pudim de Caiotas
Ingredientes:
  • 3 caiotas grandes
  • 300 gr de açúcar
  • 3 c.sopa de farinha maizena
  • 1 c.sopa de manteiga
  • 3 ovos inteiros
  • raspa de limão
  • pitada de sal
Modo de preparação:
  1. Lave as caiotas, corte-as ao meio, retire-lhes a pevide, corte-as em pedaços e leve a cozer num tacho com água. Depois de cozidas, escorra bem e reduza a puré.
  2. Bata os ovos com o açúcar e a manteiga e envolva no puré.
  3. Adicione a farinha, o sal e a raspa de limão.
  4. Deite numa forma caramelizada e leve ao forno em banho-maria, durante 40-45 min.
  5. Desenforme depois de frio.

Beijinhos a todos,



3 comentários:

  1. Parece-me bem.Vou colocar nas receitas a experimentar!...
    beijinhos
    http://aromasesaboresdoparaiso.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olha boa! Não sabia que tinham esse nome. Eu uso muito o chuchu na sopa. Nunca mais usei batata...

    ResponderEliminar
  3. Olá Filipa,
    Eu só usava as "Caiotas" na sopa, mas fiz compota e estava deliciosa, já não há nenhuma!!! Eu estava receosa mas fica divinal.
    Bjs
    Dulce Barbosa

    ResponderEliminar