sábado, 8 de Dezembro de 2012

Decoração de bolo com pasta de açúcar


Olá a todos!

O bolo foi um sucesso! Yupiii! :) Saiu tão bem e eu fiquei tão feliz de ver a expressão do meu marido a olhar para o bolinho!....


Vou mostrar-vos como o fiz, passo a passo, ok?


A pasta de açúcar foi adquirida numa loja de produtos alimentares para padaria e pastelaria, aqui em Ponta Delgada (Valados). O amido de milho compra-se em qualquer supermercado, é a conhecida farinha maizena.


O bolo de noz foi feito no dia anterior, para que pudesse arrefecer totalmente. Cozi-o em duas formas redondas, para poder recheá-lo com doce de ovos.
Também utilizei o doce de ovos para cobrir toda a área do bolo, para que a pasta adira bem. Vai funcionar como se fosse cola. Podem utilizar qualquer outro doce ou compota do vosso agrado.


E agora começa a parte divertida! Acreditem, se gostam de brincar com as plasticinas dos vossos filhos, vão adorar brincar com isto, é tal e qual!
Comecem por polvilhar a superfície da bancada com o amido de milho, para que a massa não agarre. Atenção: Nunca usem farinha normal, só o amido, pois este não altera a cor, nem a consistência da pasta.


Estiquem bem a massa com o rolo, até ficar com uma espessura de 2 ou 3 mm. Podem conferir se já têm um tamanho suficiente para cobrir o bolo usando a forma na qual o bolo foi ao forno.


Enrola-se a massa no rolo, e vai-se desenrolado lentamente em cima do bolo, com cuidado para que não fique nenhuma parte destapada.


Ajeita-se bem a pasta ao bolo com as mãos, à medida que a vamos desenrolando. Isto irá evitar que se criem bolhas de ar.


Corta-se o excesso da pasta com uma faca.



Com pasta de açúcar que sobra forma-se uma bola e coloca-se de imediato num saco de plástico ou película aderente. Isto irá evitar o ressequimento da pasta devido à perda de humidade.


Para conseguir que as várias partes da pasta adiram umas às outras e fiquem bem coladas, é necessário comprar uma cola alimentícia específica à base de açúcar, que se deverá aplicar com um pincel. No meu caso, eu resolvi aplicar compota de maçã com o dedo e resultou muito bem! :)
Atenção: Nunca aplicar água ou qualquer mistura à base de água na superfície da pasta, porque irá desfazer-se e poderá estragar toda a decoração.


Em bolos de aniversário, aconselho a escolherem os sítio onde irão colocar as velas, antes de começarem a decoração. Assim, ficará uma composição mais equilibrada.


Pronto, estava tudo a correr tão bem, tinha de acontecer um percalço qualquer! Eu já tinha a vela 7 em casa e só depois de comprar a vela 3, é que reparei que não eram iguais!... Utilizei-a para marcar o sítio, mas depois troquei-a por uma igual ao 3...


Para fazer as letras, utilizei apenas uma faca... E uma boa dose de paciência! Acho que vou investir nuns moldes de letras, tornam o trabalho bem mais simples...


Adorei fazer as flores! Embora não sejam lá muito masculinas, (eu tinha de as experimentar para o bolo da minha Guigui), o maridão adorou!


Tcharammmm! Aqui está o bolo já pronto!


Mmmm, que delícia! Estava húmido, e a pasta de açúcar estava fininha, como eu gosto!

Beijinhos,



24 comentários:

  1. Ficou espetacular!! E eu fiquei com inveja! Já há muito me interrogava como se fazia esta "decoração" :) Parabens!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá FT! Deu-me muito prazer trabalhar esta técnica, é muito estimulante, parece plasticina! :)

      Estive a ver no seu blogue que é professora de piano... O meu filhote também está a aprender piano no conservatório!

      Beijinhos e volte sempre!

      Eliminar
  2. Bem o bolo ficou com um óptimo aspecto, sem dúvida a menina tem muito jeitinho para trabalhos manuais e parece que também tem uns dotes culinários, olha que acho que descobriste uma nova maneira de ganhar dinheiro não?
    Bjs
    Betty

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste, fico feliz! Por acaso, não me importava nada de fazer disto um negócio a sério, ainda para mais estando desempregada... Mas já há tantas pessoas a fazer este tipo de bolos aqui na zona onde moro... Tenho de pensar bem no assunto! :)
      Beijinhos, Betty!

      Eliminar
  3. Olá Filipa.
    O Bolo devia estar maravilhoso. Só de olhar para o creme de ovos, cresceu-me água na boca. :)
    Beijinhos e Boas Festas.
    Alice
    http://mimosdemae.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Está lindo gosto do verde e do azul, são lindas as cores.
    parabens pelos anos e pelo bolo oferecido..

    ResponderEliminar
  5. Desejo-lhe um feliz Natal e um ano de 2013 cheio de arte e com muitas coisinhas boas!

    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    adorei conhecer este teu espaço tão cheio de boas sugestões. Gostaria de te convidar a visitares também a “minha casa”. Espero que te sintas lá tão confortável quanto eu me senti na tua! ;)
    Votos de muitos sucessos.
    beijinho
    http://cottoncandy-peaches.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Ola Felipa gostei muito da suas dicas só tenho uma pergunta, como vc fe aquele laço? e tenho dificuldades em estica a pasta e fazer aquele azul a fita, qnd vc faz e inteiro a fita ou em partes?
    Erika varão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Erika!

      Eu estiquei a pasta e cortei vários pedaços de fita, com a mesma largura.
      Utilizei uma para contornar o bolo, e para o laço usei 5 pedaços diferentes: um para cada lado do laço, um para o centro e outros dois para as pontas. Para fixar tudo, utilizei compota.
      Espero ter ajudado!

      Beijinhos!

      Eliminar
  8. Ola Felipa obg ajudou sim. beijoss

    ResponderEliminar
  9. Depois de ver ganhamos inspiração para fazer este bolo INTERACTIVO.

    http://www.youtube.com/watch?v=TmL1nR2-uEQ

    ResponderEliminar
  10. depois de abrir as embalagens da pasta de açucar quanto tempo dura mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basta enrolar a massa em película aderente e guardar dentro de um recipiente plástico dentro do frigorífico... Dura muuuuuuito tempo... A restante massa de açucar que utilizei nesse bolo ainda está no frigorífico, pronta a usar.

      Beijinho!

      Eliminar
  11. Olá Filipa! Ainda tem a receita do bolo? ;) Poderia deixá-la aqui? :)Obrigado e Beijinhos!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Iolanda!

      A receita do bolo e do creme de ovo foi retirada do site "Sabor Intenso"... Aqui está:

      Receita de Bolo de Noz com Creme de Ovos

      Ingredientes:
      200 gr de açúcar amarelo
      200 gr de nozes picadas finamente
      100 gr de farinha com fermento
      7 ovos
      150 gr de manteiga amolecida
      1 pitada de canela
      Recheio:
      5 gemas
      1,5 dl de água
      5 colheres de sopa de açúcar
      uma colher de chá de manteiga
      Preparação:

      Para fazer o bolo mistura-se a manteiga com o açúcar.
      Em seguida adicionam-se as gemas e bate-se muito bem.
      Depois incorpora-se o miolo de noz, a farinha aos poucos e a pitada de canela.
      Em seguida batem-se as claras em castelo e misturam-se com cuidado no preparado anterior.
      Forra-se o fundo de uma forma sem buraco com papel vegetal, unta-se muito bem com manteiga e polvilha-se com farinha.
      Vai ao forno pré-aquecido a 180ºc cerca de 45 minutos ou até verificar com um palito que está cozido.
      Desenforma-se e deixa-se arrefecer.
      Para o recheio mistura-se numa caçarola a água com o açúcar, as gemas batidas e a manteiga.
      Leva-se ao lume brando e mexe-se sempre até engrossar um pouco, Retira-se do lume e continua-se a mexer até obter um creme.
      Corta-se o bolo ao meio e recheia-se com o creme.
      Polvilha-se com açúcar em pó.

      Beijinho,

      Filipa Farrôpo

      Eliminar
  12. Muito bonito que ficou o bolo.
    Parabéns.


    http://sabordostemposlivres.blogspot.pt/search/label/Ponto%20Cruz

    ResponderEliminar
  13. Filipa, é desta que me vou aventurar nestas lides :) Obrigada, nem imaginas a ajuda que me deste! Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neuza, ainda bem pude ajudar! Pelo teu blogue, já percebi que vais fazer o bolinho para o aniversário da tua princesinha... Espero que corra lindamente! Se tiveres dúvidas, apita! ;)

      Beijinho!

      Eliminar
  14. Será que podemos usar caramelo em vez de compota ou ele vai ficar duro e não vai dar para cortar o bolo facilmente??

    ResponderEliminar
  15. Eu frequentei uma formação sobre pasta de açucar e verifiquei vários erros no seu procedimento... nomeadamente qdo diz que se pode utilizar qualquer tipo de doce para cobrir o bolo ( servindo de cola para a pasta de acucar)!!!! Só se podem utilizar pastas que tenham um teor de agua e humidade muito pequeno como por ex creme de manteiga.... se não a pasta de acucar passado umas horas comeca a derreter e la se vai o trabalho todo.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela correção! A decoração deste bolo foi feita por experimentação, nunca frequentei nenhum curso. A realidade é que apesar de todos os erros, correu muito bem! :)

      Eliminar
  16. Coloca-se o doce para cobrir o bolo quando o bolo é feito ou na hora de colocar a pasta??

    ResponderEliminar